build your own website for free

Ensino Infantil

Quando visitar a Gimbernau, verá alunos em momentos diferentes dentro da rotina da Escola. Vai presenciá-los nas atividades de roda, cuidando da horta, na aula de educação física, na aula de música, teatro, construindo painéis para as exposições, ensaiando uma peça para uma apresentação do projeto. Prezamos pelas atividades em grupo, favorecendo a convivência de todos da turma, promovendo o aprendizado compartilhado e cooperativo, havendo assim, troca de experiências e ajuda mútua.

Na Educação Infantil, os alunos terão possibilidade de evidenciar as diferenças e aprender a conviver com elas. Nas atividades do dia, aprendem a respeitar, conviver com os parceiros, questionar e agir. São elas:

O momento da roda é o tipo de organização que faz com que a ideia de grupo fique mais evidente. É nesse momento que os alunos conversam, discutem sobre assuntos comuns e tomam decisões importantes no cotidiano de aula. A roda favorece a troca de informações e um dos objetivos é o estímulo à linguagem oral facilitando a união do grupo e o respeito à opinião do outro.
Os jogos de matemática são trabalhados diariamente e tem como objetivo desenvolver o raciocínio lógico, de maneira lúdica e motivadora, através da interação do aluno com materiais estruturados, em grupo e individualmente.
Compõe a grade do conteúdo curricular as três áreas: topologia, ordem e álgebra.
Os jogos de leitura e escrita têm como objetivo formar o indivíduo leitor, desenvolver a compreensão do sistema de símbolos, índices e signos. A autoestima é essencial para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
Tudo para a criança tem vida, no jogo dramático ela vai simbolizar sua vivência, começa a representar e atribuir as representações sobre tudo o que ela vive, ou seja, faz com que diferencie o real do imaginário. Trabalhamos o sentido do teatro enquanto representação, os alunos são motivados a decorar peças, músicas, poemas, começam a montar figurinos.
Estimulamos o avanço do grafismo, o que é natural nas crianças. Com a liberdade de expressar-se, o aluno desenvolve sua coordenação motora, seu senso de organização espacial, começa a manifestar-se esteticamente e a conhecer a ideologia de uma época. A letra e a pintura representam como a criança é.

Os trabalhos manuais têm como objetivo desenvolver a habilidade de cada um, ampliar o tempo de concentração, desenvolver a perseverança, valorizar as transformações que ocorrem nos materiais: tecido, argila, couro, papel marche, papel reciclado. Todo trabalho manual tem uma utilidade.

Na arte, valorizando sua produção, desenvolvemos a autoestima da criança. É através da arte que ela exterioriza e representa sentimentos e ideias. Nosso papel é facilitar o desenvolvimento da individualidade da criança, porque cada obra é totalmente diferente de qualquer outra.

Com a pesquisa aguçamos a curiosidade científica e faz com que tenham vontade de conhecer o mundo ao seu redor. A atitude do pesquisador é primeiro do professor e, como modelo, ir atrás da informação junto aos seus alunos no uso da Internet, dos livros, através das entrevistas com profissionais da área e os conteúdos das pesquisas elaboram cartazes, murais, panfletos, enriquecem as atividades de classe.

Sabemos sobre a importância de passar aos alunos as brincadeiras folclóricas. Na recreação, os alunos desenvolvem sua coordenação motora, a socialização, pois os jogos são realizados em grupo favorecendo o convívio, a moral, a ética, solidariedade e cooperação. É através da brincadeira que começam a compreender a função da regra simples até as mais complexas.

Trabalhamos com os laboratórios de Fauna, Manutenção, Flora-horta, jardim, pomar, Culinário - saúde e alimentação. Toda criatividade do professor é muito bem-vinda aproveitando os momentos de pesquisas e experiências.

Os conteúdos do laboratório determinado ao grupo são apresentados aos alunos todos os dias, respeitando a semana de cada grupo. Realizam, ao fim de cada laboratório, o registro com o conteúdo da atividade.

© Copyright 2018 Gimbernau - Todos os direitos reservados by Gupo Well