Mobirise

Ensino Fundamental l

O 1º e 2º ano frequentam o período de aulas à tarde. A partir do 3º ano, o estudo é pela manhã e permanecem na Escola até às 15h para complemento das atividades.

Os alunos são acolhidos pelas professoras e, em aulas subsidiadas pelas apostilas da coleção Cuidando do Planeta Terra, eles trocam ideias, discutem os conteúdos com seus parceiros e professora, aprendem com as entrevistas, pesquisas, experiências e discussões. São propostas atividades coletivas, valorizando a importância do trabalho cooperativo. Em uma mesma aula, conteúdos de diferentes áreas do conhecimento permeiam-se em uma ou mais atividades. Buscamos trabalhar mais as relações existentes entre as disciplinas do que a distinção entre elas. Enfatizamos também as relações dessas disciplinas com as tradições e as artes. Sendo assim, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada e transdisciplinar.

Utilizamos pesquisas, entrevistas, trabalhos em classe para conduzir o processo de aprendizagem mediado pelos projetos. Nosso objetivo maior é que tenham prazer em aprender e que através desse comportamento vão se tornando interessados, autônomos e responsáveis. Consequentemente, o conhecimento vai sendo ampliado. Ao final de cada um dos projetos, compartilham o conhecimento adquirido com seminários, exposições e apresentações do produto final. O trabalho com projetos possibilita ao professor e ao estudante vivenciarem a aplicabilidade dos conteúdos e a consequente reconstrução e ressignificação dos mesmos.

Contemplamos as disciplinas do Currículo Nacional: matemática, português, ciências, história, geografia, e também, com a mesma importância, a educação física, música, teatro e inglês. Para a nova educação, a aprendizagem de conteúdos deve ser encarada não como um fim, mas como um meio para desenvolver competências e habilidades significativas para o desenvolvimento de um ser humano capaz de pensar, de argumentar e elaborar propostas. Um indivíduo que consiga relacionar, ordenar, classificar o conhecimento que possui, a fim de solucionar problemas e atuar em seu meio social, exercendo sua autonomia e cidadania.

Os alunos que precisam de ajuda extra realizam o reforço escolar e são acompanhados pela coordenação e por estudantes do 5º ano de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica, os quais são assessorados pela Professora Doutora, e cuidam de cada aluno singularmente em sua necessidade escolar.

Através dos estudos do meio, ampliam seu conhecimento por um determinado conteúdo que está sendo abordado em classe subsidiando as discussões e trabalhos realizados. Damos importância a essa estratégia por ser um meio criativo, interessante, significativo, divertido e de interação com o mundo.

© Copyright 2018 Gimbernau - Todos os direitos reservados by Gupo Well