Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica da Escola Gimbernau tem como objetivo final formar sujeitos pensantes, capazes de identificar problemas, formular hipóteses e propor soluções dentro do meio social em que vivem, alinhados com questões socioambientais, socioemocionais, socioeconômicas e culturais.
Versatilidade e Adaptação são centrais na nossa Metodologia, e isso nos possibilita um acompanhamento detalhado sobre as etapas de crescimento dos alunos. Nossas salas de aula com poucos estudantes*, garantem aos professores uma visão profunda e refinada sobre o processo de ensino e aprendizagem.
Nossa fundamentação teórica encontra raízes em autores como Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henry Wallon, por isso, entendemos que o aluno aprende fazendo e que as interações sociais vividas diariamente são alicerces para a construção do pensamento crítico. Assim, o nosso trabalho pedagógico se baseia na experimentação em busca de habilidades cognitivas e de reflexões significativas.
Perguntas e respostas são a base para o nosso trabalho com as Metodologias de Aprendizado Ativo, e por isso, o aluno é estimulado a buscar continuamente o desenvolvimento e equilíbrio social e intelectual.
O desenvolvimento de diferentes linguagens por meio da Música, Artes Plásticas, Teatro e Inglês é essencial para que crianças e adolescentes conquistem autonomia em sua trajetória acadêmica. Por isso, aqui todas as turmas têm essas aulas dentro da grade horária e com diferentes exposições e feiras ao longo do ano.